Colunistas / Roseli Ninomiya

Roseli Ninomiya

É possível fazer uma festa com comidas saudáveis! Veja como

Segunda-feira, 22 de Abril de 2013
Substituia os salgadinhos fritos por outras delícias
A A A
É possível fazer uma festa com comidas saudáveis! Veja como Stock.XCHNG

Preparar a festa de aniversário é sempre uma alegria, afinal é um momento de comemoração, confraternização e um dia diferente. A maioria serve frituras (coxinhas, risoles, pastéis, bolinhos, batata frita), refrigerantes, cerveja, sanduíches de metro, brigadeiros, bicho do pé e o famoso bolo recheado de chocolate. Será que não podemos deixar a festa mais saudável, mas sem cara de dieta?

Preparei algumas dicas de alimentos para tornar o momento especial, mas não impactar demais na balança:

Bebidas:
- sucos naturais ou de caixinha (nesse caso, opte pelo que menos adiciona açúcar)
- água
- água flavorizada é dá um charme especial. Pode ser preparada com rodelas de limão, folhas de hortelã, rodelas de laranja, rodelas de lima da pérsia
- água de coco
- suco de uva integral

Aperitivos:
- canapés com torrada integral e recheio de pasta de ricota, cotage, queijo branco, tomate, folhas de salsa, frutas secas como damasco, cereja, homus (pasta de grão de bico), pimentão, pasta de berinjela, atum
- salgados assados como miniesfihas, enrolados, quibes, tortas salgadas, minipão francês com carne desfiada
- pipoca feita na panela
- sanduíches de metro com diferentes recheios e sem/ ou de baixo teor de gordura saturada. Como queijo branco, peito de peru, atum, salmão defumado, azeitonas, tomate, folhas verdes (alface, rúcula, agrião, escarola), cenoura ralada, beterraba ralada.
- doces: gelatina com frutas picadas, frutas, picolés de frutas, espetinhos de frutas

É possível servir alguns salgadinhos fritos e mesmo os docinhos tradicionais de festa e bolo. No entanto, não deixe que eles sejam o principal da festa. A proporção de 50% saudável e 50% não saudável já fará uma grande diferença.

Quebre paradigmas, faça uma festa diferente com opções gostosas e saudáveis. Se não tem ideias pesquise na internet ou revistas especializadas, você vai se surpreender com opções e apresentações diferenciadas.

Boa comemoração!

Roseli Ninomiya

Tags

Leia Também

veja mais
A Introspection desenvolve software de qualidade utilizando metodologia ágil