Home > Colunistas > Fernanda Martinez

Do erudito ao popular

Festival Villa-Lobos reúne muita música para o carioca

Sábado, 10 de Novembro de 2012 - por Fernanda Neder Martinez
Do erudito ao popular
Fotos: Divulgação

Nem só de samba e funk vive o Rio de Janeiro. Começa mais uma edição do Festival Villa-Lobos, que agora completa 50 anos. O festival, uma grande homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, foi criado para reverenciar as músicas do artista e de outros compositores brasileiros.

Até 25 desse mês vamos ser presenteados com muita música boa! É música erudita junto com novidades da música brasileira. Esse ano até a música eletrônica entra! São concertos, recitais, apresentação de corais, shows de chorinho e samba, oficinas, espetáculos populares e concurso de música de câmara. São mais de 60 atrações, espalhadas por 12 espaços pela cidade. E tudo a preços populares!

Nesta 50a. edição a grande homenageada é Arminda Villa-Lobos, mulher do compositor. Mindinha, como é conhecida, foi a responsável pela criação do festival, assim como do Museu Villa-Lobos, que dirigiu por quase 25 anos.

E muita gente boa vai se apresentar. É uma chance para ver grandes músicos a preços populares. Yamandú Costa (foto acima), Monarco, Teresa Cristina, Quinteto Villa-Lobos,  Quarteto Radamés Gnattali, Filarmônica de Minas Gerais, entre outros feras da música nacional.

O evento também celebra o centenário de Luiz Gonzaga, os 90 anos de Gilberto Mendes, os 70 anos de Paulinho da Viola, entre outras datas importantes para a música.

Presentão para quem estiver aqui pelo Rio!

Serviço:
50o. Festival Villa-Lobos

Data: até 25 de novembro
Locais:  Museu Villa-Lobos, Theatro Municipal, Espaço Tom Jobim, Escola de Música da Rocinha, Jardim Botânico, Centro Cultural Carioca, Escola de Música da UFRJ e diversos outros espaços da cidade.
Mais informações: www.festivalvillalobos.com.br

A Introspection desenvolve software de qualidade utilizando metodologia ágil